WABOBA – NOVAS TENDÊNCIAS DE TRABALHO
 COM CRIANÇAS E JOVENS

(CCPFC/ACC-81359/15)

   

Modalidade:

 Oficina de formação
   

Duração:

 15 horas presenciais + 15 horas de trabalho autónomo
   
Destinatários:  Docentes dos grupos 260 ou 620
   
Formador:  Ricardo Silva
   
Local de realização:  Escola Secundária da Maia e uma sessão na piscina de Gueifães
   
Calendário/Horário:  1ª sessão - 13 de abril, quarta-feira, 18.00h - 20.30h
 2ª sessão - 20 de abril, quarta-feira, 18.00h - 20.30h
 3ª sessão - 27 de abril, quarta-feira, 18.00h - 20.30h
 4ª sessão - 4 de maio, quarta-feira, 19.30h - 22.00h (na piscina)
 5ª sessão - 11 de maio, quarta-feira, 18.00h - 20.30h
 6ª sessão - 25 de maio, quarta-feira, 18.00h - 20.30h
   
seleção dos formandos:  A ação destina-se prioritariamente a formandos indicados pelos agrupamentos associados e as vagas sobrantes serão preenchidas pelos primeiros professores a inscreverem-se.
   
Efeitos: - Com esta oficina de formação pretende-se que os docentes, dos níveis de ensino envolvidos, (re)construam procedimentos/atividades e evoluam nos praticados, assumam práticas pedagógicas diferenciadas, mais motivacionais e desenvolvam uma atitude criativa e adaptativa acerca da sua docência e das características dos seus contextos de ensino.
Assim, pretende-se que o professor reforce as ferramentas e competências face à diversidade e maturidade dos seus educandos, se aproprie de novos modelos de competências, na perspetiva de aperfeiçoamento ou aquisição de estratégias que dinamizem o desempenho da sua prática no terreno. Pretende-se, ainda, fomentar a partilha das experiências e práticas pedagógicas entre os grupos de docência de modo a que, em conjunto, seja mais fácil a aquisição de competências, a experimentação de procedimentos/atividades desenhados em formação e a posterior discussão da sua praticabilidade e adequação aos diferentes grupos de alunos.
   
Conteúdos:

 I - Análise da Modalidade
Origem
Caracterização
Regulamento
II - Ações Técnico-Táticas de jogo
Passe
passe lateral - skimming
passe descendente - rebound
Receção
Remate
remate em apoio
remate em salto
Finta com bola
Finta sem bola
Posição defensiva básica
Deslocamentos defensivos
Bloco
Ação do guarda-redes
III - Situações de Aprendizagem
IV - Apresentação de trabalhos e avaliação da ação

   
Metodologia:

 A oficina de formação será desenvolvida de acordo com a metodologia de investigação reflexão-ação. O trabalho será apoiado em mudanças de práticas que visem a (re)construção de práticas curriculares no desempenho profissional do docente. A Oficina de Formação propiciará um espaço de construção, de discussão, reflexão e troca de experiências no processo educativo.
As sessões de formação abrangerão duas componentes. Uma de cariz teórico e outra de natureza vincadamente prática, desenvolvida pelos formandos em contexto de sala de aula, onde experienciarão os conceitos adquiridos nas respetivas sessões presenciais. Estas sessões incidirão sobre cada um dos temas previstos para o conteúdo da ação. No decorrer das mesmas, serão abertos espaços para análise dos conteúdos da modalidade propostos para ensino, para a construção de materiais e/ou procedimentos com vista à aplicação em contexto de sala de aula.
Neste sentido, cada formando utilizará a sua turma para desenvolver as atividades que previamente construiu, relativas às sessões previstas.
Este circuito formativo ficará consumado com a elaboração, por parte do formando, de uma reflexão, onde testemunhará os resultados alcançados em contexto de sala de aula e o impacto que a experiência provocou no seu processo de renovação de práticas.

   
Regime de avaliação:

Os formandos serão avaliados nos termos definidos pelo Decreto-lei nº 22/2014 e Despacho n.º 4595/2015, tendo em conta os seguintes parâmetros/critérios: assiduidade, qualidade da participação nas sessões presenciais e relatório individual de reflexão crítica, de acordo com os artigos 16º, 17º e 18º do Regulamento Interno do CFAE maiatrofa e o programa da ação. (para mais informações vá aqui -->)

   
inscrições fechadas