Normas para avaliação e certificação dos formandos
nas ações de formação

   

Decreto-lei
nº 22/2014
:

 
 (...)

Artigo 17.º

Direitos dos formandos
O docente, enquanto formando, tem o direito de:
a) Escolher as ações de formação mais adequadas ao seu plano de desenvolvimento profissional e pessoal, sem prejuízo do cumprimento de programas ou prioridades
definidos pela escola a que pertence ou pelos serviços centrais do Ministério da Educação e Ciência;
b) Apresentar propostas para elaboração do plano de formação do CFAE a que pertence;
c) Frequentar gratuitamente as ações de formação obrigatória para efeitos da sua avaliação do desempenho docente e progressão na carreira docente;
d) Cooperar com a escola e com os outros formandos no desenvolvimento de projetos de melhoria das práticas pedagógicas;
e) Obter um certificado de conclusão da formação realizada.

Artigo 18.º

Deveres dos formandos
Sem prejuízo no disposto no ECD, o docente, enquanto formando, tem o dever de:
a) Cumprir as suas obrigações legais em matéria de formação contínua de docentes;
b) Participar de forma empenhada nas ações de formação contínua consideradas prioritárias para a concretização do projeto educativo da escola e para o desenvolvimento do sistema educativo;
c) Promover o bom relacionamento e a cooperação entre todos os docentes;
d) Cooperar com a escola e com os outros formandos no desenvolvimento de projetos de melhoria das práticas pedagógicas;
e) Obter um certificado de conclusão da formação realizada.
   

Despacho
n.º 4595/2015:

 
 (...)

Artigo 4.º

Avaliação dos formandos
1 - A avaliação dos formandos orienta-se por princípios de rigor e transparência, sendo obrigatório no início de uma ação de formação a divulgação aos formandos dos instrumentos, processos e critérios utilizados.
2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, as ações de formação contínua são avaliadas com recurso a instrumentos e procedimentos de avaliação diversificados de modo a garantir rigor e justiça na avaliação.
3 - A proposta de avaliação individual de cada formando é da responsabilidade do formador ou formadores que orientam as ações de formação e é efetuada em formulário próprio, tendo por base os processos e critérios definidos no formulário de acreditação da ação.
4 - Na modalidade de estágio a avaliação dos formandos pressupõe o acompanhamento por um formador que elabora a proposta de avaliação em relatório próprio.
5 - A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores.
6 - A escala de avaliação prevista no número anterior tem como referente as seguintes menções:
Excelente — de 9 a 10 valores;
Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;
Bom — de 6,5 a 7,9 valores;
Regular — de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
7 - A responsabilidade final da avaliação cabe à entidade formadora mediante proposta escrita e fundamentada do formador.
8 - Do resultado da avaliação realizada nos termos do número anterior cabe recurso no prazo máximo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados, para o órgão científico e pedagógico da entidade formadora.
9 - A decisão do recurso é notificada no prazo máximo de 20 dias úteis, após o prazo referido no número anterior.
   
Regulamento
Interno:
 
 (...)
Artigo 15º
Avaliação dos formandos
1. A avaliação dos formandos nas ações de formação do CFAE maiatrofa deve orientar-se por princípios de rigor e transparência e ter uma função formativa sem preocupações na seriação dos formandos.
2. Os formadores devem envolver os formandos no processo de avaliação, promovendo a autoavaliação e a avaliação entre pares.
3. A proposta de avaliação individual de cada formando é da responsabilidade do formador e é efetuada no seu relatório, tendo por base os processos e critérios definidos no programa acreditado.
4. Os formandos podem interpor recurso da sua classificação em documento dirigido ao diretor do CFAE maiatrofa, num prazo de dez dias úteis a contar da data de publicação dos resultados. Cabe ao conselho de diretores da comissão pedagógica a decisão sobre esses recursos.

Artigo 16º
Assiduidade
1. Os formandos são obrigados a uma assiduidade de pelo menos dois terços do total das horas presenciais da ação de formação. Para este cálculo usa-se a unidade de 30 minutos, meia-hora, arredondando ao inteiro mais próximo. Assim, numa ação de 25 horas presenciais, o número de horas mínimo para obter a certificação será de 16 horas e 30 minutos.
2. No caso das sessões de formação terem a duração de um número horas não inteiro, as faltas serão contabilizadas em frações de meia-hora.
3. O programa das ações poderá prever sessões de presença obrigatória.
4. As faltas de presença não podem ser relevadas qualquer que seja o motivo.
5. A assiduidade é um dos critérios para a classificação final dos formandos e o cálculo da penalização pelas faltas é feito atendendo às seguintes diretivas:
a) a um terço de horas de faltas do total da ação, o máximo permitido para obter certificação, corresponde uma penalização de 2 valores no caso de um curso de formação e 1 valor no caso das oficinas/círculos/projetos;
b) as penalizações a atribuir por faltas são calculadas por proporcionalidade tendo em conta os máximos referidos na alínea anterior e fazendo os arredondamentos à primeira casa decimal.
6. Os formandos podem requerer ao diretor do CFAE maiatrofa que não lhes seja aplicada a penalização na sua classificação por faltas que sejam consideradas justificadas pela lei geral de faltas ao trabalho do setor público. Para tal, o formando deve apresentar os justificativos juntamente com o requerimento, até 5 dias úteis após a data da falta.

Artigo 17º
Qualidade da participação nas sessões presenciais
1. A qualidade da participação nos cursos de formação realizados no CFAE maiatrofa é classificada com um máximo de 4 valores e nas oficinas/círculos/projetos será de 3 valores. Para avaliar este item os formadores devem ter em conta factores como:
a) pontualidade;
b) rigor, pertinência e clareza das intervenções;
c) realização de tarefas propostas durante as sessões presenciais.

Artigo 18º
Relatório individual de reflexão crítica
1. O relatório individual de reflexão crítica é classificado com um máximo de 4 valores no caso dos cursos de formação e de 6 valores no caso das oficinas/círculos/projetos.
2. O relatório individual de reflexão crítica tem de:
a) cumprir as diretrizes estabelecidas pelos formadores no que respeita à abordagem, dimensões e prazos de entrega;
b) constituir uma memória descritiva do trabalho presencial e autónomo realizado;
c) ser acompanhado das evidências do trabalho autónomo no caso das oficinas/círculos/projetos;
d) perspetivar o impacte da ação de formação na sua prática profissional e na dinâmica da instituição onde o formado exerce.
3. A entrega de um relatório de reflexão individual é condição sine qua non para a aprovação numa ação de formação.

Artigo 19º
Não aprovação

1. A não aprovação de um formando numa ação de formação pode resultar de:
a) um número de horas de faltas superior ao estabelecido no artigo 16º;
b) não comparência numa sessão indicada como obrigatória;
c) não entrega do relatório de reflexão crítica;
d) uma classificação final inferior a 5 valores;
e) desistência expressa.
2. Nos casos de a) a d) referidos no ponto 1, o registo na pauta final, no lugar da menção qualitativa, será mencionado “não certificado” e no caso e) será mencionado “desistente”.

Artigo 20º
Certificados de formação

1. Uma vez reunida toda a documentação necessária à aprovação das propostas de classificação, esta é disponibilizada aos membros do conselho de diretores do CFAE maiatrofa na plataforma eletrónica usada para a partilha de documentos. Se no prazo de uma semana nenhum diretor levantar objeções à aprovação do processo, este será considerado ratificado e os respetivos certificados serão emitidos.
2. Os certificados das ações de formação serão emitidos em documento pdf assinado digitalmente pelo diretor do CFAE maiatrofa.
3. O documento digital que constitui o certificado será enviado por correio eletrónico para o endereço de e-mail fornecido pelo formando ao CFAE maiatrofa e para o agrupamento de escolas a que está adstrito o formando.