ENSINAR E APRENDER A ESCREVER COM EFICÁCIA
A produção de géneros textuais escolarizados
(a apreciação crítica, o resumo/a síntese, a exposição sobre um tema) 

   

Modalidade:

 Seminário com condições para ser reconhecido como ação de curta duração*
   

Duração:

 4 horas
     
Destinatários:  Professores de Português do 3º ciclos e Secundário (grupos 300 e 320)
     
Dinamizadoras:  Helena Borges e Rosa do Amaral
     
Local de realização:  Escola EBS de Águas Santas
   
Calendário/Horário:  adiada para 2018/19
     
Seleção de candidatos:  Inscrições abertas para professores dos grupos indicados
   
Programa: Atendendo às necessidades decorrentes da implementação dos programas e metas curriculares de Português dos Ensinos Básico e Secundário, há que refletir sobre as formas e as práticas de ensino no que concerne a escrita com enfoque nos géneros textuais escolarizados selecionados. Partindo de um conjunto de pressupostos teóricos e de princípios sublinhados pela investigação em Didática da Escrita, já veiculados em sessões formativas anteriores; promovendo a consciência informada e a reflexão crítica, este workshop visa a partilha de transformar a escrita num percurso com sentido prático, procurando novas abordagens que permitam encará-lo de forma mais otimista, tanto por professores como por alunos, rumo à mudança e ao prazer de ensinar e de aprender a escrever.

Efeitos a produzir:
1. Refletir sobre as práticas de ensino e de aprendizagem da escrita de géneros textuais escolarizados;
2. Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem da escrita e modos de fazer (sequência didática, oficina de escrita e caderno de escrita autónoma);
3. Explorar as virtualidades e potencialidades de diferentes géneros textuais na aquisição e desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas, com especial acuidade na aprendizagem da escrita (tendo em conta as três componentes da produção textual: planificação, textualização e revisão);
4. Articular saberes, competências e estratégias entre os diferentes ciclos;
5. Trocar e partilhar experiências sobre o problema em enfoque.

Conteúdos da ação
1. O ensino e a aprendizagem da escrita - princípios, objetivos, conteúdos e estratégias;
2. A construção de sequências didáticas centradas nos géneros programáticos - apreciação crítica, resumo/síntese, exposição sobre tema literário;
3. A oficina de escrita e o caderno de escrita autónoma como “ferramentas” auxiliadoras do ensino e da aprendizagem da escrita.

Metodologias de realização da ação
A formação envolve:
1. Apresentação dos objetivos, conteúdos e metodologia do seminário
2. Sessão plenária de formação em grupo: apresentação de conceitos e princípios epistemológicos e reflexão conjunta
3. Trabalho em pequenos grupos: reflexão e mediação pedagógica dos saberes teóricos e atividade prática
4. Comentário do trabalho realizado e reflexão conjunta
   
     
  * As ações de curta duração (ACD) constituem uma modalidade de formação contínua para docentes, instituida no DL nº22/2014 e regulamentada pelo despacho nº 5741/2015.
Os professores podem obter até um quinto das horas de formação previstas no ECD através desta modalidade. Por exemplo, um professor no 3º escalão necessita de 50 horas de formação nesse ciclo de quatro anos, para poder transitar para o 4º escalão, então, 10 horas dessas 50, podem ser obtidas em ações de curta duração.
Antes de se realizarem não existem ACD, porque o seu reconhecimento é feito à posteriori mediante requerimento dos interessados.